você está em: editora santuário > Produtos > DEUS CONOSCO - REFLEXÕES E SUGESTÕES LITÚRGICAS - Julho a Dezembro de 2013

DEUS CONOSCO - REFLEXÕES E SUGESTÕES LITÚRGICAS - Julho a Dezembro de 2013

Ano VII/1 - nº. 13 - Ciclo C

Pe. Ferdinando Mancilio, C.Ss.R.
Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.

Categoria: Subsídios Litúrgicos - Diversos

Ano: 2013

ISBN: 9771983752002 / ISSN: 1983-7526

Cód. Fabricante: 3.02.02.0024

FORA DE CÁTALOGO
Seu e-mail foi enviado com sucesso! Ocorreu um erro no envio, tente novamente. Enviando... Preencha os campos corretamente.

A inusitada renúncia do Papa Bento XVI e a eleição do Papa Francisco abriram expectativas novas no coração da Igreja! Para alguns poderia significar fragilidade da Igreja; para outros, final dos tempos. Onde ancorar a esperança cristã? Esses acontecimentos no interior da Igreja serviram para reforçar a centralidade de Cristo.

A firmeza da Igreja e sua perenidade não se assentam sobre os pilares das estruturas, mas em Cristo, alicerce suficientemente robusto para vencer todas as intempéries. O gesto de humildade de Bento XVI e a simplicidade de Francisco reforçam em nossos corações o sentido da fé. Por mais vontade e energia que o ser humano tenha, chega um dia em que elas falham. Por isso, a fé remete-nos àquela realidade que supera a condição humana, conduzindo-nos ao horizonte de Deus, no qual encontramos a fonte da verdadeira vida e do sentido da existência.

O pedido insistente do Papa Francisco, desde sua primeira aparição – rezem por mim –, dá a tônica fundamental da vida da Igreja. Rezar é, antes de repetir fórmulas e ritos, entrar em comunhão com Deus. Como sinal visível da unidade da Igreja em Cristo, o Papa, ao pedir oração para si, indica-nos que a verdadeira comunhão na Igreja se dá não tanto pela uniformidade ou pela obediência cega a leis, mas sim na comunhão da fé.

Em Cristo, com Ele e por Ele constituímos, pela fé e pelo batismo, a unidade dos filhos de Deus, da qual a Igreja é chamada a ser sacramento universal. Para nós cristãos católicos, a liturgia eucarística é a oração por excelência. No sacramento celebrado, cremos entrar em real comunhão com Cristo, vivendo no presente o antegozo da comunhão definitiva com Deus na eternidade.

Prezado leitor, chegamos com mais esse fascículo de “Deus Conosco, reflexões e sugestões litúrgicas”. Agradecemos as reflexões do Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R., e as sugestões do Pe. Ferdinando Mancilio, C.Ss.R., que nos ajudarão, na sequência do Ano da Fé, a renovar pela liturgia nossa adesão a Cristo. Que o mistério de nossa redenção, celebrado na liturgia, sustente e alimente em nós o desejo de Deus.

Pe. Marcelo C. Araújo, C.Ss.R.